Quinta-feira, 24 de Maio de 2007

13ª Proposta às 7 Maravilhas de Carção

 

 

0002895y

     Inauguração do Largo Padre Amândio Lopes em 2005

 

00029kzr

     Largo Padre Amândio Lopes no arraial da festa da Senhora das Graças

 

 

Largo Padre Amândio Lopes

           

            «O descerramento de um busto do Padre Amândio Lopes, num largo baptizado com o mesmo nome, foi a homenagem que a aldeia de Carção, no concelho de Vimioso, prestou ao sacerdote.

            Recorde-se que o Padre Amândio Lopes prestou serviço religioso nesta localidade durante vários anos, sendo considerado “um verdadeiro homem de acção: acção religiosa, acção cultural e acção social”, segundo afirmou o presidente da Câmara Municipal de Vimioso, José Rodrigues.

            A este sacerdote se deva a construção do Lar de Idosos e do Centro de Dia de Carção. Foi também o Padre Amândio que lutou pela transformação da telescola numa escola do 1º Ciclo. “Mercê este busto, porque trouxe muito benefícios para a terra”, salientou o Presidente da Junta de Freguesia de Carção (JFC), Domingos Fernandes.

            Com a representação do pároco num busto, pretende-se que “todos, jovens e mais idosos, se revejam no exemplo de vida do Padre Amândio e possam segui-lo”, frisou José Rodrigues.

            O nome do pároco vai ser perpetuado, também, através do Largo Padre Amândio, que foi inaugurado no mesmo dia. Trata-se de um espaço destinado a festas e eventos desportivos, que dispões de um polidesportivo, de um parque infantil e de um ar de apoio.

 

Sala de visitas

 

            “Hoje Carção tem uma verdadeira sala de visitas para a realização de eventos culturais e desportivos, um espaço que agora condiz com as grandiosas festas que esta terra orgulhosamente mantém vivas”, afirmou o Presidente da C.M.V.

            As festas de Nossa Senhora das Graças, que decorrem no último domingo de Agosto, já terão como palco este novo Largo, uma obra levada a cabo pela C.M.V. e pela J.F.C.

            Para Domingos Fernandes, não se justificava que a localidade “uma das maiores aldeias do distrito de Bragança, não tivessem um recinto condigno para a realização das festas”.

            Esta era ma obra há muito aguardada pela freguesia. O terreno foi comprado há oito anos, mas alguns problemas com o empreiteiro causaram um impasse na concretização da obra, que agora é uma realidade. Por isso, sexta-feira foi dia de festa em Carção» [1]. 



[1] João Campos – 23-08-2005 (Jornal Nordeste Rural)

publicado por almocreve às 23:52
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De Susana a 25 de Maio de 2007 às 10:06
Olá mestre! agora percebo porque não dizias nada. belas FÉRIAS...
De a 25 de Maio de 2007 às 12:11
Bom dia pessoal!
De alexandra a 29 de Agosto de 2007 às 22:28
Oi pessoal de carcao!!
entao ta td na boa??
Eu keria tanto ire habitar pa e!!
Tenho bue saudades d'esse pessoal da e!!
um beijo enorme do tamanho da terra pa tds os!!

Comentar post

Participa na Almocreve 2009

 

Contactos:

paulolopes78@hotmail.com

carcao@hotmail.com

.

.

.

.

.

Envie-nos fotos, artigos e outros...

paulolopes78@hotmail.com

hit counter

.pesquisar

 

.favoritos

. Algumas orações dos marra...

.links

.as minhas fotos

.arquivos

blogs SAPO

.subscrever feeds