Terça-feira, 5 de Junho de 2007

14ª Proposta às 7 Maravilhas de Carção

0002cbpb

      Escola Primária de Carção

Escola Primária

 

            «A escola primária de Carção foi mandada construir pela família Santos, também conhecida pelos “Preparados”.

            Esta família viveu aqui em Carção e era composta pelo Sr. Domingos Luís dos Santos e sua esposa D. Maria José Pais dos Santos e seus filhos: António Luís, José António, David e Domingos dos Santos.

            Viviam com abastança. Entre 1890 e 1894, houve uma forte concorrência à sua indústria de curtumes. Os seus rendimentos diminuíram consideravelmente e viram-se obrigados a emigrar para o Brasil. Os irmãos Santos fizeram uma promessa a Deus, que se um dia o pudesses, iriam promover o progresso e bem-estar da sua terra natal.

            A vida sorriu-lhes e eles não esqueceram a promessa e mandaram construir este bonito edifício. Era composto por: quatro salas de aulas, dois gabinetes, cozinha, refeitório, arrecadações, forno, casa de trabalho onde se ministrava a costura às raparigas e um espaçoso recreio plantado de árvores de fruto.

            Equiparam a escola também com todo o mobiliário e material didáctico.

            A cantina começou a funcionar e todas as crianças da escola aí comiam. Seu benfeitor era o Sr. António Luís dos Santos, como ainda hoje se pode ver retractada nos azulejos embutidos na parede do refeitório.

            Estas saborosas refeições, na época, eram mais que bem vindas devido não só ao número elevado de filhos como também aos fracos rendimentos de cada casal. Para muitas crianças seria a única refeição que tomariam quente durante o dia.

            Para além destes benefícios, estes benfeitores, ainda forneciam vestuário e calçado às crianças mais pobres, para muitos eram os primeiros «socos» da sua vida.

            Neste momento a escola está longe desse tempo áureo. Em parte deve-se, não só, ao número decrescente de crianças a frequentar a escola, mas também ao abandono por parte das entidades responsáveis.

            Neste momento só estão três salas a funcionar e numa delas o Jardim-de-infância. No gabinete do rés-do-chão está a funcionar a biblioteca e na sala vazia o material informático.

            No espaço vazio, do que foi um refeitório, estão as professoras e educadora a tentar adaptálo para um ginásio».

         Actualmente, o bonito edifício está em vias de fechas portas derivado ao radicalísmo do estado, aglomerando todos os restantes alunos do concelho na escola do 1º Ciclo de Vimioso.

           O caso da escola de carção nem é por falta de alunos uma vez que ainda contém 13 e com com perspectivas de aumentar o número, mas com as novas leis de fecharem todas as escolas com menos de 20 alunos e tendência para um aglomerado nos grandes centros este é provavel que seja o último ano de funcionamento, com grande prejuízo para a povoação e alunos.

publicado por almocreve às 19:00
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Anónimo a 6 de Junho de 2007 às 00:49
as saudadicas que tenho das brincadeiras na escolica! tanta reguada como levava...
De Anónimo a 6 de Junho de 2007 às 11:51
também eu do professor Pires!

Comentar post

Participa na Almocreve 2009

 

Contactos:

paulolopes78@hotmail.com

carcao@hotmail.com

.

.

.

.

.

Envie-nos fotos, artigos e outros...

paulolopes78@hotmail.com

hit counter

.pesquisar

 

.favoritos

. Algumas orações dos marra...

.links

.as minhas fotos

.arquivos

blogs SAPO

.subscrever feeds