Sábado, 5 de Julho de 2008

Carção na RTP 2, novamente a percorrer o mundo...

 

 

 

 

 

Desta vez, parte da história de Carção vai ser contada num documentário a ser visualizado no dia 13 de Julho, na RTP2, no programa “Caminhos” pelas 9 horas.

O programa vai documentar a história dos judeus/cristãos-novos de Trás-os-Montes, com especial destaque à história dos judeus de Carção e ao tema “Carção, a capital do Marranismo”, à qual a Associação Almocreve se aliou e deu um grande tributo para que as entrevistas e filmagens decorressem da melhor forma.

Para isso, a Almocreve convidou entre outras pessoas, Fernanda Guimarães e António J. Andrade a serem entrevistados, derivado a tudo o que têm descoberto e publicado sobre a história dos judeus de Carção, apelidando a povoação como sendo a capital do marranismo no nordeste trasmontano.

A Almocreve, juntamente com a CARAmigo, J. F. Carção e C. M. Vimioso, acabou de publicar uma excelente obra dos autores com cerca de 200 páginas sobre a mesma temática e intitulada de “Carção, a capital do Marranismo” podendo ser visualizada em Agosto, juntamente com a revista Almocreve.

Quanto algumas das temáticas, podem ser visualizadas no documentário.

Também gostaria de saber qual a vossa opinião acerca da capa do livro. 

 

 

publicado por almocreve às 15:36
link do post | comentar | favorito
|
11 comentários:
De Susana a 6 de Julho de 2008 às 19:17
Olá sr. Mestre:-)
No dia 13 finalmente vou poder conhecer um pouco de Carção.
Em relação à capa, como já tinha referido, acho-a espectacular, parecendo que o auto-de-fé foi realizado na própria aldeia. Faço votos para que o livro seja um sucesso.
Bjs.

De almocreve a 12 de Julho de 2008 às 19:52
Olá Susana!
Obrigado por mais um comentário e visita ao blogue.
Também não espero outra coisa do livro, pois descreve dados/factos inéditos sobre os criptojudeus de Carção entre metade do século XVII e finais do século XVIII, ficando com uma ideia exacta de como era a povoação nessa altura, os seus usos e costumes, até mesmo alguma da gastronomia da época.
Algumas histórias são interessantíssimas a exemplo do barbeiro da praça (o rabi) que vai a Livorno (Itália) e trás de lá um livro com o intuito de doutrinar o resto da comunidade; a descrição do grande holocausto passada entre 1691 e 1701; fazerem com que capela de Santo Estêvão à noite funcionasse como “sinagoga”; o grande sofrimento e tormento passado por estas pessoas nos cárceres; o fanatismo da Inquisição que chegaram a desenterrar os ossos de uma pessoa e colocarem os seus restos numa das fogueiras dos autos-de-fé; a audácia da usurpação dos sambenitos; vinganças por paixões não correspondidas, etc… enfim, muitos factos interessantíssimos sobre a comunidade.
De yo a 2 de Outubro de 2010 às 11:06
Carçao

Provincia:
Trâs-os-Montes
País:
Portugal
Detalles:
Es la única localidad en el mundo, en cuyo escudo figura una Mezuzá y una Menoráh.
De Anónimo a 9 de Julho de 2008 às 21:50
Estou muito curioso em ver o documentário.
Quanto à capa do livro graficamente está fantástica.
De almocreve a 12 de Julho de 2008 às 19:54
Olá Anónimo!
Obrigado pelo seu comentário e fico muito contente que tenha gostado da capa do livro.
cumprimentos
De Fatima a 10 de Julho de 2008 às 18:59
Também sou da mesma opinião. a capa do livro está fantástica. estou espectante m relação ao conteúdo.
De almocreve a 12 de Julho de 2008 às 19:54
Boa tarde Fátima.
Como já referi à Susana, julgo que o conteúdo é muito interessante, mas em Agosto poderá confirmar isso mesmo.
De Ricardo Teixeira a 12 de Julho de 2008 às 13:39
Acho a capa excelente e muito apelativa. As imagem dramáticas chamam muito atenção e penso que funcionam desde logo como um incentivo para a leitura do livro .
Cumprimentos para todos e até Carção
De almocreve a 12 de Julho de 2008 às 19:55
Olá primico!
Obrigado pelo teu comentário. Fico muito contente que tenhas gostado e acredita, todo o dramatismo que se verifica na capa é o que se passou verdadeiramente na povoação. A aldeia de Carção sofreu um autêntico massacre, onde em apenas 10 anos foram presas 130 pessoas, das quais muitas condenadas à fogueira.
Um abraço
De Luis Nuno Alves a 25 de Julho de 2008 às 21:53
Antes de mais os meus PARABENS pelo excelente trabalho que este Blog e a revista dão a uma terra escoondida no interior de Portugal. Não sou residente nem natural da aldeia de Carçao, mas atraves da pesquisa deste Blog e tambem da leitura das várias revistas, dá para ter um excelente conhecimento da vossa terra,por isso, recomendo vivamente este Blog e Revista e dou os meus parabens pelo excelente trabalho aos seus fundadores!! 1 abraço de um amigo da vizinha terra de Bragança...
De almocreve a 31 de Julho de 2008 às 20:18
Amigo Luís, obrigado pelo teu comentário.
Espero que tenhas umas óptimas férias e carregues baterias para um novo ano lectivo. Quanto estiveres por estas bandas diz alguma coisa.
Um grande abraço,
Paulo Lopes

Comentar post

Participa na Almocreve 2009

 

Contactos:

paulolopes78@hotmail.com

carcao@hotmail.com

.

.

.

.

.

Envie-nos fotos, artigos e outros...

paulolopes78@hotmail.com

hit counter

.pesquisar

 

.favoritos

. Algumas orações dos marra...

.links

.as minhas fotos

.arquivos

blogs SAPO

.subscrever feeds