Sexta-feira, 26 de Setembro de 2008

Os Cornitchos ou Cornitchoilos...

Van Gogh - Sheaves of wheat in a field

 

 “Naquele tempo o centeio era rei. Cultivava-se com abundância em terras que não eram exigentes. Aí por volta de Junho, já com a espiga formada, cresciam-lhe uns grãos espúrios, compridos e pretos, a que chamávamos «cornichos» (para ser realista leiam cornitchos). Apanhá-los sem tombar os caules e embolsá-los num lenço atado com um nó em cada uma das quatro pontas era uma alegria pela boa safra. Os peliqueiros que vinham nas azémolas, oriundos de misteriosas terras de judeus (Campo e Carção) anunciavam-se com cantilena melódica: «hei, péis e conichoulos!». Pagavam-nos bem.

Para nós, garotos pobres, representava um bom pecúlio que até dava para comprar licor (água com açúcar escuro, claro!)às doceiras que abancavam, de graça, no exterior do adro na festa de Santa Bárbara que aí vinha. (Só bem depois, já muito civilizado, é que conheci a palavra «mesada», que nunca usei).

Para que serviriam aqueles pequenos espigões pretos oblongos? Não sei; dizia-se que era matéria-prima para fabrico de explosivos. Seria... era tempo de guerra.
«Bons tempos», como diziam há 50 anos os habituais e certeiros analistas do Balcão, e como eu vos direi quando, no Verão, nos encontrarmos”.

 

publicado por almocreve às 03:27
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De manuel cardoso a 26 de Setembro de 2008 às 14:19
Estes "cornitchos" eram e são a cravagem do centeio, um fungo de seu nome científico Claviceps purpurea, rico em alcaloides, nomeadamente a ergometrina ergometrinina, cuja acção mais antiga reconhecida é a de fazer contrair a musculatura uterina. Este fungo, acidentalmente incorporado no pão na confecção deste, terá sido responsável por numerosas doenças e afecções ocorridas entre as populações. Nunca foi usado, que se saiba, para fabricar explosivos... mas para extrair substâncias usadas em farmácia. Cmpts, manuel

Comentar post

Participa na Almocreve 2009

 

Contactos:

paulolopes78@hotmail.com

carcao@hotmail.com

.

.

.

.

.

Envie-nos fotos, artigos e outros...

paulolopes78@hotmail.com

hit counter

.pesquisar

 

.favoritos

. Algumas orações dos marra...

.links

.as minhas fotos

.arquivos

blogs SAPO

.subscrever feeds