Quinta-feira, 22 de Março de 2007

4ª Proposta às 7 Maravilhas de Carção

Vista da "Ponte Nova" sobre o rio Maçãs

Vista dos "pingões de gelo" nos gélidos dias de inverno

 

Ponte Nova

            A “Ponte Nova”, assim designada pelos populares é um edifício recente, construído nos anos 50.

            Quem se dirige de Carção à sede de concelho, a meio do percurso, sobre o rio Maçãs irrompe este prodígio arquitectónico, entre dois grandes penedos de grande altitude.  

            O enquadramento entre a paisagem natural e edifício é perfeito assim como toda a simbologia que representa para os populares. No meu ponto de vista, “Ponte Nova” simboliza rotura com o passado e o renascer de uma nova vida – época da emigração, novas tecnologias (primeiras viatura) e deixar o isolamento que até então persistiu.

            Em relação ao espaço envolvente, destaca-se a abundância de espécies de flores campestres, árvores, animais selvagens, pequenos ribeiros e nos gélidos dias de Inverno premeia-nos com “grande pingões” espetados nas rochas. Entre os grandes penedos, também são visíveis inúmeras grutas fazendo-nos considerar que outrora poderiam ter servido de refúgio ao homem pré-histórico, embora até ao momento não haja grandes indícios da sua existência. Sabemos apenas que a sua utilidade foi constante no decorrer de vários séculos como abrigo aos pastores e animais selvagens. Dizem também os mais velhos que foi para estas grutas que os cristãos se refugiaram de um duro confronto com os mouros.  

            Actualmente, continua a ser passagem importantíssima de ligação e união do concelho, entre as antigas povoações do extinto concelho de Outeiro (Matela, Santulhão, Argoselo e Carção) com as restantes do concelho assim como, passagem obrigatória para Terras de Miranda. 

            É também um dos espaços predilectos de lazer dos carçonenses paras atenuar e desfrutar das altas temperaturas em Agosto.

            Derivado à sua simbologia, paisagem e importância para o concelho, pensamos que este edifício deveria estar entre as propostas às 7 maravilhas de Carção.

            Infelizmente, não temos muita informação mas caso nos queira ajudar a completar e valorizar este prodígio arquitectónico, envie-nos mais informações.

 

publicado por almocreve às 00:30
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De Anónimo a 22 de Março de 2007 às 13:00
Bom dia Carção!
Excelente página dedicada a carção.
De Susana a 23 de Março de 2007 às 11:35
Bom dia Mstre!
Parabéns por mais um texto de grande qualidade.
És uma caixinha de surpresas. Cada vez nos surpreendes mais. Não conheciamos estes dotes para a escrita e o grande amor que tens pela tua terra.
continua...
De Rosario Andrade a 23 de Março de 2007 às 14:00
Bom dia!
Lembro-me bem como em criaança adorava as idas ao rio e as excelentes merendas nas margens... Retenho na memória os cheiros e as cores do Verao... saudades!
Bjicos

Comentar post

Participa na Almocreve 2009

 

Contactos:

paulolopes78@hotmail.com

carcao@hotmail.com

.

.

.

.

.

Envie-nos fotos, artigos e outros...

paulolopes78@hotmail.com

hit counter

.pesquisar

 

.favoritos

. Algumas orações dos marra...

.links

.as minhas fotos

.arquivos

blogs SAPO

.subscrever feeds