Quinta-feira, 24 de Maio de 2007

13ª Proposta às 7 Maravilhas de Carção

 

 

0002895y

     Inauguração do Largo Padre Amândio Lopes em 2005

 

00029kzr

     Largo Padre Amândio Lopes no arraial da festa da Senhora das Graças

 

 

Largo Padre Amândio Lopes

           

            «O descerramento de um busto do Padre Amândio Lopes, num largo baptizado com o mesmo nome, foi a homenagem que a aldeia de Carção, no concelho de Vimioso, prestou ao sacerdote.

            Recorde-se que o Padre Amândio Lopes prestou serviço religioso nesta localidade durante vários anos, sendo considerado “um verdadeiro homem de acção: acção religiosa, acção cultural e acção social”, segundo afirmou o presidente da Câmara Municipal de Vimioso, José Rodrigues.

            A este sacerdote se deva a construção do Lar de Idosos e do Centro de Dia de Carção. Foi também o Padre Amândio que lutou pela transformação da telescola numa escola do 1º Ciclo. “Mercê este busto, porque trouxe muito benefícios para a terra”, salientou o Presidente da Junta de Freguesia de Carção (JFC), Domingos Fernandes.

            Com a representação do pároco num busto, pretende-se que “todos, jovens e mais idosos, se revejam no exemplo de vida do Padre Amândio e possam segui-lo”, frisou José Rodrigues.

            O nome do pároco vai ser perpetuado, também, através do Largo Padre Amândio, que foi inaugurado no mesmo dia. Trata-se de um espaço destinado a festas e eventos desportivos, que dispões de um polidesportivo, de um parque infantil e de um ar de apoio.

 

Sala de visitas

 

            “Hoje Carção tem uma verdadeira sala de visitas para a realização de eventos culturais e desportivos, um espaço que agora condiz com as grandiosas festas que esta terra orgulhosamente mantém vivas”, afirmou o Presidente da C.M.V.

            As festas de Nossa Senhora das Graças, que decorrem no último domingo de Agosto, já terão como palco este novo Largo, uma obra levada a cabo pela C.M.V. e pela J.F.C.

            Para Domingos Fernandes, não se justificava que a localidade “uma das maiores aldeias do distrito de Bragança, não tivessem um recinto condigno para a realização das festas”.

            Esta era ma obra há muito aguardada pela freguesia. O terreno foi comprado há oito anos, mas alguns problemas com o empreiteiro causaram um impasse na concretização da obra, que agora é uma realidade. Por isso, sexta-feira foi dia de festa em Carção» [1]. 



[1] João Campos – 23-08-2005 (Jornal Nordeste Rural)

publicado por almocreve às 23:52
link | favorito
De a 25 de Maio de 2007 às 12:11
Bom dia pessoal!
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.pesquisar

 

.favoritos

. Algumas orações dos marra...

.links

.as minhas fotos

.arquivos

blogs SAPO

.subscrever feeds