A I Feira de Artesanato agendada para o dia 24, 25 e 26 de Agosto, levada a cabo pela Associação dos Almocreves e Comissão de Festas 2007, podemos designa-la de grande sucesso. Na totalidade, as barracas foram preenchidas por 8 artífices, uma exposição de artigos ligados à tecelagem e uma barraca dedicada à revista Almocreve. Os visitantes puderam desfrutar e adquirir um vasto leque de artigos, desde: cestaria (escrinhos de Vilar Seco), candeias (Argoselo), alambiques (Vale de Frades), alforges (Uva) máscaras de madeira (Vilas Boas de Ousilhão), facas (Palaçoulo), tecelagem (Carção), pinturas, objectos em estanho (Bragança), mel (Carção) e objectos trabalhados em cortiça (Santulhão). Quanto aos artífices, todos eles demonstraram grande satisfação em relação à organização e vendas, assim como para os visitantes, podendo desfrutar e adquirir objectos que nos locais onde se encontram não têm acesso. Nem o temporal conseguiu estragar o evento!!!.
Quanto à exposição de artigos ligados à tecelagem foi também muito bem sucedida, onde os mais velhos puderam recordar a profissão de tecedeira, através de vários objectos: tear de pedais, dobadoura, sarilho, roca, fuso, sedeiro, maça, espadela, etc., e a profissão de almocreve com as alforges, mulidas, latos, cântaros, etc., e os mais novos observarem atentamente a explicação e funcionamento de cada objecto. Foi maravilhoso observar toda a emoção sentida por esta gente. Houve pessoas que não contiveram a emoção e rapidamente pegaram na roca e fuso e começaram a fiar e cantar ao desafio.
O principal objectivo da Feira era a propaganda da revista Almocreve, e tal como os restantes, foi um grande êxito, vendendo nos 3 dias mais de 250 exemplares, donativos, angariação de vários patrocínios futuros e principalmente, mais colaboradores para a edição 2008. O estar em contacto com as pessoas foi óptimo, podendo perceber qual a posição da Almocreve na sociedade carçonense. Foram muitos os elogios e incentivos para a nossa continuidade e claro, ver o prazer com que a liam e observavam imagens que há muito não viam. Também não podia deixar de salientar o êxito do glossário – iniciativa da nossa conterrânea Rosário Andrade – foram tantas as gargalhadas e recordações que há muito os carçonenses não sentiam!!!. Mas quanto à Almocreve, iremos falar noutra ocasião.
Quanto ao futuro do evento, derivado à grande aceitação de toda a população, prometemos continuar e melhorar, caso a Comissão de Festas de 2008 aceite. Para isso, gostaríamos de saber a sua opinião e novas ideias para a II Feira de Artesanato de Carção.
Como uma imagem vale mais que mil palavras, aí vão algumas fotos do evento:
Montagem
Vista geral da Feira no dia 25 de Agosto
Objectos em cortiça
Pinturas e objectos trabalhados em estanho
Mel de Carção
Tecelagem: colchas, tapetes, mantas, alforjes, etc., trabalhados em linho e lã
Tecelagem: colchas e tapetes tingidos
Navalhas de Palaçoulo
Máscaras em madeira de Vilas Boas de Ousilhão
Objectos oriundos do concelho de Vimioso
Barraca da revista ALMOCREVE e exposição de alguns objectos alusivos à profissão
Exposição de alguns objectos alusivos à Tecelagem
O entusiásmo de alguns visitantes...
Após o fecho da Feira...
Contactos:
.
.
.
.
.
.
Envie-nos fotos, artigos e outros...
. Algumas orações dos marra...